quinta-feira, 15 de abril de 2010

O que aprendi jogando futsal[1]

Agora a noite fui jogar futsal com o time do meu pai. São gente boa sabe, bando de velhos, mas correm e chutam. Enfrentamos uns jovens e ganhamos. Só para constar sou goleiro. Diferente de goleiro de campo não passo tanto tempo sozinho na área, mas vejo toda a movimentação com visão privilegiada.

Pois bem, então vamos ao que aprendi hoje. Meu pai é do tipo técnico, adora ver os erros do time para tentar corrigir. Isso é legal, até o ponto em que ele só ve os erros do time e reclama deles.

Vi toda a movimentação, quando o time errava meu pai tinha um ataque do coração, qualquer hora ele vai ter um infarto, e olha que ele nem é cardíaco. Enfim, essa história de crítica construtiva sabe? Que todo mundo fala? Lorota.

Porra, quer coisa mais chata que alguém que fica só vendo erros? Coisa chata, eu tava me irritando com ele. Críticas destroem, mas elogios constroem. Se a pessoa tiver 99 pontos para criticar e tiver um para elogiar, não tenha duvidas, elogie ela. Mostre que você notou o ponto em que ela é boa.

Meu pai xingando, o time perdeu a bola, eu defendi, um cara disse: "Boa Goleiro". Não gosto de receber elogios, mas isso não significa que eu não notei. Tomei um gol, fiquei irritado, um cara do nosso time chegou do meu lado e disse: "Liga não, foi só um azar, você tá jogando bem". Custa elogiar. Começamos a elogiar o time e começamos a marcar. É assim que as coisas fluem, elogie, mostre as pessoas suas qualidades, por mais que elas queiram ouvir críticas.

Critique, mostre a elas os pontos fracos, mas exalte os pontos fortes. Todos somos humanos, gostamos de ser paparicados, até os que reprovam isso, eles gostam sim. Todos queremos ser reconhecidos. Guarde isso na mente, e faça do seu dia e dos outros um dia melhor. Seja livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário